sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Rosas, orquídeas ou bromélias? Quem é a rainha?

As rosas são as flores mais populares que conhecemos. São cultivadas desde que o homem é Homo Sapiens, ou até antes, já que existem registros de fósseis de rosas. Já as orquídeas, se tem notícias delas há apenas dois mil e quinhentos anos. Quanto as bromélias, só existem nas Américas. 
E la vai minha imaginação!!!!!!


Em uma das minhas aulas de jardinagem, uma das senhoras que faziam o curso comigo exclamou que a rosa era a rainha das flores. No mesmo momento outra amiga, orquidófila, levantou e proclamou em alto e bom tom: "Quem falou isso não conhecia as orquídeas!"
O resto da discussão é irrelevante para a questão aqui.
Mas minha mente atenta a detalhes e cheia de criatividades comparativas não deixaria tal fato passar em branco. 


Agora "senta que la vem história":


Diz a história que a primeira rosa cresceu nos jardins Asiáticos há 5000 anos. Mas na sua forma selvagem foram encontrados fósseis datados de 35 milhões de anos. (Rainha por excelência)
A rosa também já foi considerada um símbolo pagão, ligados a segredos da igreja na Idade Média. Vejam bem a lista abaixo, achei super interessante, e nos dias de hoje, uma ótima forma de presentear alguém com a cor certa:

  • Rosas Amarelas: amor por alguém que está a morrer ou um amor platónico... ou... amizade
  • Rosas Azuis: verdadeiro amor eterno, raro, forte, que nunca se abala ou descolore, em algumas culturas ela tradicionalmente significa mistério ou a busca _ ou o alcance do impossível
  • Rosas Brancas: reverência, segredo, inocência, pureza e paz
  • Rosas Champanhe: admiração, simpatia
  • Rosas Coloridas em tons claros: amizade e solidariedade
  • Rosas Coloridas, predominando as vermelhas: amor, paixão e felicidade
  • Rosas Cor-de-rosa: gratidão, agradecimento, o feminino (muitas vezes aparece simbolizando o útero em algumas culturas)
  • Rosas Vermelhas: paixão, amor, respeito, adoração
  • Rosas Vermelhas com Amarelas: felicidade
  • Rosas Vermelhas com Brancas: harmonia, unidade.

OBS: Aproveitem a Expoflora, em Holambra que está acontecendo agora em setembro, pois essa variedade de cores, acredito eu, só se encontram lá!!!!!

ORQUÍDEAS:

Data-se seu cultivo há 2500 anos atrás, e não existem relatos de fósseis delas. Era usada poções curativas, e afrodisíacas com elas, e também para decoração, mas sempre ocuparam grande papel nas superstições. Confúcio (um filósofo Chinês) atribuía ao seu perfume sinal de caráter, beleza, delicadeza, amor, pureza e elegância. 



BROMÉLIAS


Salvo algumas espécies no Golfo da Guiné, essa maravilhosa planta "É NOSSA". Originária das Américas e muito cultiva na América do Sul, Tropical, adoro ser tropical. A bromélia é brasileira (isso sou eu quem estou dizendo), rústica, linda, guerreira, e se não tiver um jeitinho com ela, ela te cutuca.


MINHA CONCLUSÃO:


As Rosas são as Rainhas das flores sim, pela sua experiência de vida, beleza e resistência. Tem perfume na hora de perfumar, e espinhos na hora de atacar. Uma postura digna de uma Rainha.


As Orquídeas são as Princesas das flores. Belas, delicadas, atraentes, elegantes. Mas que necessitam de cuidados, ainda um pouco frágil.


Já as BROMÉLIAS (as minhas preferidas) são as gatas borralheiras do mundo botânico, que suam, trabalham, são ríspidas, mas na hora de mostrar sua beleza, saem para bailar, conquistam o príncipe da festa e nem se importam em tirar os sapatos para dançar..., e voltam a meia noite, ou não!!!!!


Por isso tenha em seu jardim, Rosas, Orquídeas e Bromélias, pois um conto de fadas sempre tem uma rainha, uma princesa e uma gata borralheira!!!!!!




E VIVA AS BROMÉLIAS!!!!!





5 comentários:

Anônimo disse...

ADOREI!!!!!!!!LINDO.......VC ME SURPREENDE A CADA POSTAGEM, QUE ME FAZ VIAJAR NO MUNDO DA NATUREZA..........EU TE AMO

ELIEL

vi loyola disse...

Já ouvi dizer q não é bom ter orquídeas no ambiente interno, tipo algo como se elas sugassem energia...Será?

Mau Soave disse...

Como é que algo da natureza suga energia?
Mas dentro de casa às falta luminosidade, e ela não vai tão bem, é necessário estudar bem o local onde colocá-las. Mas uma flor belíssima como a orquídea ou qualquer outra, só pode te fazer lembrar de onde você veio, da natureza!!!!!!

O que suga energia é televisão e computador!!!!!!

Lanna disse...

Adoro flores!! Tenho um jardim com rosas e algumas orquídeas. Vou colocar mais espéceis depois. Obrigada pela visitinha, fico muito contente em ajudar.
Abraços e tenha um bom dia!

Unknown disse...

Amei Mau... continua esse blog, please!
Cel!