quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Comparações que surgem em minha mente!

Toda planta, fora de seu habitat natural, que é o caso das nossas plantinhas de casa, merecem certos cuidados.
Primeiro ela vem de uma sementeira, brota, sai da sementeira e vai para um vasinho maior, se desenvolve, vai para outro vaso definitivo ou é plantada no solo. Essas que vão para os vasos definitivos geralmente ficam lá a vida inteira, ou são trocadas por diversos motivos: o vaso quebrou, enjoamos do vaso, a planta ficou maior que o vaso sustenta, etc, etc, etc... Depois vem as podas de limpeza, podas de produção, adubação, controle de pragas, desenvolvimento de flores, frutos, sementes, e um dia a morte!

Tudo igual;

Todo ser humano, fora de seu habitat natural, que é o caso do ser humano, merecem certos cuidados. Primeiro ele vem de uma gestação, nasce, sai do útero materno e vai para o bercinho, se desenvolve, vai para um berço maior ou já tem o seu quarto no lar definitivo. Esses que vão para o lar definitivo, podem ficar lá pela vida inteira, ou em outros casos mudam-se por vários motivos: a lar quebrou, enjoaram do lar, o ser humano pensa que ficou maior que o seu lar possa sustentar, etc, etc, etc. Depois vem as limitações (podas), o ser humano precisa podar alguns costumes para iniciar seu processo de produção. Cresce, precisa de conhecimento (adubação), cuidar da saúde, desenvolver suas flores, gerar seus frutos (filhos), sementes (netos) e um dia morre.

Uma comparação bem genérica, mas assim como as plantas há os que não geram frutos simplesmente porque sua natureza é essa. Algumas plantas levam cem anos para produzir uma semente, algumas passam a vida sem adubação, sem florir, assim como algumas pessoas também são assim.

Algumas plantas são daninhas, ou seja, sugam os nutrientes do solo de forma desigual, deixando outras plantas em sua volta sem esse nutrientes; algumas pessoas também são assim.

Algumas plantas são tão tóxicas, que só o fato de encostar nelas já sentimos seu veneno; algumas pessoas também são assim.

Algumas plantas cedem um espaço de seu "corpo" para que outras se desenvolvam; e felizmente algumas pessoas também são assim.

A única comparação que não consegui encontrar foi plantas que a natureza simplesmente expulsou do solo, deixando-a a mercê de si mesma; a notícia ruim, é que alguns seres humanos são assim.

Por: Maurício Soave

Nenhum comentário: