sábado, 24 de setembro de 2011

PRIMAVERANDO

Lógico que com o início da primavera eu não poderia deixar de postar um texto em homenagem a essa estação do ano.
Primaverando foi um título que surgiu a partir de jardinando.
Portanto, queridos leitores, essa será a primeira primavera que terei o prazer de jardinar.

Nossa primavera, digo nossa porque existem duas, a primavera austral (do hemisfério sul) e a primavera boreal (do hemisfério norte), começou em 23 de setembro, ou seja, no equinócio de setembro.
E vocês sabem o que representa um equinócio?
Equinócio é o dia em que o sol se encontra numa determinada posição em relação à terra fazendo que a noite e o dia tenham a mesma duração. E isso só ocorre duas vezes no ano, em março, e em setembro. O equinócio de março marca o início da primavera do hemisfério norte, a boreal, e a de setembro marca o início da primavera do hemisfério sul, a austral. (uau)
Bom, só sei que ontem (23/11), quando acordei recebi da natureza o maior presente que a primavera poderia trazer com ela, e não tenho descrições para tal presente, portanto recorrerei àquela estratégia de marketing onde uma imagem vale tudo:

Preciso dizer algo? parece que ela está te olhando né?


Mas vamos às curiosidades. Não pretendo aqui explicar a mitologia grega inteira sobre a primavera. Sabemos muito sobre Deméter (a quarta esposa de Zeus) mãe de Perséfone, a raptada por Hades.
Curioso eu achei ao ler sobre o assunto, o porque Perséfone ficava seis meses com Hades, e seis meses com Deméter.
Nos seis meses que voltava para sua mãe, Deméter mostrava todo seu poder da fertilidade, fazendo florir os campos e produzirem-se os frutos. E quando os seis meses em que Perséfone voltava para Hades, Deméter demonstrava toda sua tristeza deixando a terra fria e triste, como o inverno e o outono.
Agora, o que ninguém havia me ensinado na escola, era o porque Perséfone era obrigada a voltar para Hades. Ouçam bem, quando foi raptada, sua mãe abandonou seus compromissos no Olimpo e passou nove dias e nove noites procurando-a, sem resposta. Então, o Sol, que tudo sabe e tudo vê (era a internet daquele tempo) contou a Deméter que sua querida filha havia sido raptada por Hades. A mãe então desesperada apelou a Zeus, que não pode fazer muito. Perséfone não mais poderia retornar do mundo subterrâneo, pois havia provado o fruto dos infernos (a Romã), fazendo-se assim um acordo de seis meses cada um.
Agora pensem bem, alguma coisa nessa história lembra a maçã. Que mania que o ser humano tem de ser metafórico né. Coitada da romã (se bem que nunca fui tão fã assim de romã, prefiro a maçã).
Agora outra coisa me intriga, onde é que entra o verão?
Se a primavera durava seis meses?

Deméter, seja Benvinda... Agora Perséfone, precisava comer a romã?!


Bom, sei que estou realmente extasiado e eufórico para ver, desde o começo, as plantinhas que cultivei, mostrarem toda sua beleza.
Quando comecei a jardinar profissionalmente, no início deste ano, tenho contado com vários amigos especiais que me impulsionaram muito nesse ramo. Tenho recebido muito em troca. Muito trabalho, muita satisfação, muito conhecimento, e agradeço muito a Deus por poder ter o dom de cuidar e conduzir a germinação, o crescimento e o desenvolvimento de seres maravilhosos como aquela maravilha lá em cima.  Me emociono muito ao falar do assunto!


Jardinar me mostrou um novo olhar sobre o mundo;
Jardinando aprendi muito sobre mim.
Jardinar é cuidar,
É cultivar,
É florescer!

Jardinando parei de roer unhas;
Jardinando, reaprendi a pesquisar.
Jardinando pela vida, me encontrei em mim mesmo.

Agora é Primavera
E num patamar estou
e daqui pra frente, serão flores
e quanto aos espinhos
aprendi muito sobre eles.
Vivi muito entre eles.

Agora vivo entre flores,
Lógico, vendo os espinhos.
Sei como tratá-los bem;
Mas são as flores que me convém!!!!

Maurício Soave



2 comentários:

Anônimo disse...

As estações do ano e como tudo o que acontece em nosso mundo terreno é uma dádiva Divina. Elas passam desapercebidas por nós no dia a dia devido a correria do mundo atual. Precisamos parar pelo menos 10 min. diários para apreciar estas maravilhas e entender que a natureza faz parte de nossa vida.

Fabio Spolidoro disse...

As estações do ano e como tudo o que acontece em nosso mundo terreno é uma dádiva Divina. Elas passam desapercebidas por nós no dia a dia devido a correria do mundo atual. Precisamos parar pelo menos 10 min. diários para apreciar estas maravilhas e entender que a natureza faz parte de nossa vida.