sábado, 17 de setembro de 2011

Capim Cidreira não é Erva Cidreira!

Sim, não é brincadeira, Capim Cidreira não é Erva Cidreira (descobri o Brasil)!
Eu queria que a minha próxima postagem fosse sobre a "cidreira". Primeiramente porque adoro o chá desse capim, segundo porque fiz um chá dele, coloquei em uma garrafa de vidro com os capins dentro, achei fino. Detalhe, gelado e sem açúcar, um refresco para a alma nestes dias de calor. Então lá foi eu procurar saber mais sobre este capim, além de saber que ele é um poderoso sedativo (pelo menos pra mim, funciona melhor que Rivotril).
Qual não foi meu susto, quando leio num site sobre todas (quase todas) as plantas que pesquiso: " O capim cidreira é muito confundido com a erva cidreira devido ao aroma". Aí não tive dúvidas, preciso compartilhar isso com o mundo.

Vamos começar com o CAPIM CIDREIRA (que era a única cidreira que eu achava que existia)

Existem vários nomes populares para este capim, são eles:
Capim-limão, Capim-cidró, Capim-cheiroso, Cidró, Chá-de-príncipe, Capim-cidreira, Príncipe, Capim-santo, Belgate, Belgata, Chá-do-gabão, Capim-cidrão, Capim-cidrilho, Capim-de-cheiro, Capim-marinho, Capim-membeca, Palha-de-camelo, Esquenanto, Chá-de-estrada, Chá-de-caxinde.


Pois é, com tanto nome só poderia ter uma parenta estranha mesmo.


Sempre utilizei deste chá para me acalmar, ou quando não conseguia dormir. Sinceramente o efeito que ele provoca em  mim é bem potente, tanto que no  outro dia acordo meio zonzo, com algumas funções ainda desligadas. Enfim, isso acontece comigo, e cada pessoa reage de um jeito.
Gostaria de informar também que seu uso em excesso (várias doses diárias) pode ser danoso, pois umas de suas funções é baixar a pressão ou até provocar abortos, portanto, sigamos as orientações de Glorinha: Menos é Mais.
Aqui em casa tenho ele plantado em um vaso. Deve-se plantá-lo ao sol pleno (ele é do tipinho sem vergonha, vai em qualquer lugar). Cuidado ao coletar os capins-cidreira em lugares desconhecidos, pois em alguns lugares, tipo praças, terrenos, ou algo do tipo, costuma-se aplicar produtos químicos para conter ervas daninhas, e como o capim cidreira é da mesma estrutura da grama este não é afetado pelo produto. Mas isso não significa que o produto não tenha sido absorvido pelo capim cidreira, e quando fizer um chá, você pode ingerir junto com ele algumas doses de "Randap" por exemplo, o que não seria nada agradável (podendo causar até intoxicações graves). Portanto tenha um vaso em sua casa, ou peça para algum amigo que o tenha (Eu). 


No paisagismo é interessante usá-lo como bordadura de canteiros, e numa hortinha ele é indispensável, seja pelo seu uso, seja pelo seu aroma. 
O capim cidreira atraem abelhas (e por favor, não matem as abelhas, dizem os cientistas que se as abelhas forem extintas, como são responsáveis pela polinização da maioria dos alimentos que consumimos, a humanidade pode contar com seus últimos QUATRO anos de existência, mas isso será tema de outra postagem).


INDICAÇÕES MEDICINAIS:
  • insônia;
  • nervosismo (antes de discutir a relação, tomem um chá de capim-cidreira);
  • cólicas;
  • resfriados;
  • gripes;
  • mialgias;
  • febres;
  • infecções da pele.
Ele também é um calmante, sedativo, antipirético, anti-depressivo, diurético, expectorantes, bactericidas, analgésicos, ansiolíticos, digestivos entre outras propriedades mais.
Agora notem que interessante, a infusão de seu rizoma, além de tônico, clareia os dentes.


Agora vamos à parenta







·        
ERVA CIDREIRA


 Esta planta é de porte arbustivo, e pode atingir até 80cm. Parecidinha com a hortelã né?! Pois não é. E ela dá florzinha, branca, nunca as vi. 
Suas funções terpêuticas coicidem com a prima alongada lá em cima, calmante, digestiva, ...,  mas esta também é sudorífera, podendo baixar febres. 
Indicada para aliviar cólicas intestinais e também para acelerar a vinda das menstruações. (eu não sou médico e isso é proveniente de pesquisas, e em minha opinião, menstruação atrasou, procura um teste de farmácia né!)
Um outro nome popular da ERVA CIDREIRA é Melissa. Segundo a lenda, Melissa era uma Ninfa da mitologia grega que protegia as abelhas.

AGORA EIS A QUESTÃO:

A confusão não é só minha, ou só sua caro leitor. A confusão é geral.
Em sites confiáveis, li que o capim e a erva só eram parecidos no aroma. Depois descubro muitas qualidades e usos terapêuticos praticamente para a mesma coisa, agora a pequenininha aí é homenageada pela protetora das abelhas, mas quem atraem as abelhas e a cumprida lá em cima.
Acredito que este blog vai acabar me forçando a fazer uma faculdade de Biologia!!!!

O que posso concluir:
Tome chá de erva ou capim cidreira, mas não misture os dois, apesar de naturais a soma de várias ervas na mesma infusão, sem conhecimento prévio pode ser prejudicial;
As duas primas cidreiras são calmantes;
As duas são ligadas á longevidade (da´-lhe erva cidreira, vou fazer uma fonte de chá de cidreira em casa);

E segundo as lendas, das duas, uso aromaterápico com as duas, faz bem à pele dando firmeza, e traz a pessoa amada. (não me informaram em quantos dias).

Prometo que vou plantar a erva agora, e depois conto os resultados.

E vale sempre lembrar que as informações de uso medicinal aqui contidas devem ser confirmadas com seu médico pessoal, mas um chazinho em dose homeopática não faz mal a ninguém!

Obs: Existe uma canção popular super bonitinha, que você pode conferir o vídeo na publicação abaixo, ou anterior a essa.


Um abraço a todos, calmo, tranquilo, sereno, assim como a cidreira!!!!

39 comentários:

Fabiana Simone Torres Tardochi disse...

Olá!
Não sabia dessa diferença. Para mim também só existia uma erva cidreira que é o tal do capim kkkk.
Bom ler e aprender sempre.
Vou divulgar seu post que é muito bom e esclarecedor no meu facebook e no twitter.
Um beijo

Elba Oliveira disse...

O que voce faz com os pulgoes na erva cidreira? Putz...a minha enchia de pulgoes....os pulgoes tb vem pras roseiras...pras kalanchoe...morre tudo...help

Unknown disse...

Olá, pesquisando sobre as diferenças entre capim e erva cidreira que achei seu blog, muito bonito por sinal. Mas a pesquisa não parou e descobri que o nome cientifico da erva cidreira na verdade é Lippia alba. temos entao tres plantas diferentes, capim cidreira, erva cidreira e melissa.

Anônimo disse...

adorei,gostei muito de aprender a diferença entre elas. vou tomá~las com cerveja! Beijão no seu coração!

ju disse...

bacana , essa eu não sabia, vivendo e aprendendo, gostei do seu blog.. vou passar a frequentar sempre.. abraços

Adriano Priori disse...

Legal! Mas já ouvi alguns comentários e notas médicas que o Capim era prejudicial ao coração (e não é por deixar de trazer a pessoa amada!! Quem tiver notícias, esclareça.
Abraços.

Dri disse...

Adorei o post!!

Dri disse...

Adorei o post!!

Unknown disse...

MUITO BOM SEU POST...TENHO NA MINHA MINI HORTA O CAPIM CIDREIRA , HORTELÃ ,ALECRIM E OUTRAS ERVAS, MAS QUERO A ERVA CIDREIRA, QUANDO CRIANÇA NÃO GOSTAVA MUITO DE CHÁ,MAS AGORA SOU FÃ, POIS, SOU MUITO ANSIOSA E ELES ME ACALMAM ISSO É MUITO BOM NÉ??? BRIGADA PELO ESCLARECIMENTO...SEU BLOG É BOM DEMAIS

Unknown disse...

adorei as informações. e seu humor nem se fala kkkkkkkkk. um abraço.

Unknown disse...

obrigado pelas informaçoes e adorei o humor com que foi redigida. abraço.

Unknown disse...

adorei as informações. e seu humor nem se fala kkkkkkkkk. um abraço.

Unknown disse...

adorei as informações. e seu humor nem se fala kkkkkkkkk. um abraço.

Anônimo disse...

Olá! Gostei imensamente da sua pesquisa com o capim e a erva cidreira. Eu também achava tudo a mesma coisa. Aqui na Espanha nao existe o campim-cidreira e eu gostaria muito de tê-lo aqui em casa plantado num vaso, já que eu moro em apartamento. Minha esposa é brasileira e por mais que ela peça a família que nos mande um raminho aqui pra gente plantar a plantinha nao chega :) Quem sabe através de vc eu poderia começar a divulgar essa plantinha aqui. Um saludo.

Nelson disse...

Há ainda uma outra planta que também é chamada de "erva cidreira", que é a Lippia alba. Aqui em casa temos do capim e dessa que citei, ambas maravilhosas. Melissa já tentei plantar mas não vingou, uma pena.

Rúbia disse...

Boa noite ! Sempre pensei (na verdade nunca pensei ) que existia apenas o "delicioso capim", até chegar no supermercado e ver a foto da erva cidreira em um saquinho de sementes, tirei onda (claaaro)q se enganaram na imagem...rs
Então decidi consultar o dr google e encontrei seu blog. Adorei a maneira divertida e esclarecedora q você escreve e acredite voltarei muitas vezes. Abraços

Anônimo disse...

Muito bom, eu também tinha dúvidas quanto a diferença das duas, o interessante é que muita gente fala que uma das duas não faz bem a saúde, pelo que andei lendo isso é lenda, mas vale conferir certinho...abraços
ElisangeLA

Anônimo disse...

Pessoal, só tenho flores pra vocês... Obrigado a todos os comentários... apesar de não estar mais na área de jardinagem, voltarei a escrever mais sobre o assunto, por causa de vocês, dos comentários aqui recebidos e feitos com tanto carinho. Elisangela, quanto ao que ouviu que a cidreira faz mal a saude, o que posso lhe dizer como leigo, é que tudo em excesso faz mal. Um amigo, certa vez, teve de parar de tomar café, no entanto, substitui pelo chá do capim cidreira existente no trabalho... O rapaz, como tomava muito café, não regulou a dosagem, e acabou sendo levado ao médico com a pressão a 5:10, muito baixa, ou seja, seu uso em excesso pode provocar queda de pressão. É o que eu sei apenas, mas vale a pena pesquisar. Mais uma vez obrigado a todos

Anônimo disse...

FIZ PARTE DESSA LEGIÃO DE DUVIDOSOS.
AGORA FUI PROMOVIDO E PARTICIPO DO
CLUBE DOS ESCLARECIDOS SOBRE A MATÉRIA CAPIM VERSUS ERVA. TODAS ÀS NOITES SÓ VOU DORMIR DEPOIS QUE TOMO AQUELE CHÀZINHO ESPERTO DE QUALQUER UM DOS DOIS.

O SEU BLOG É DE UMA UTILIDADE IMPRESSIONANTE. PARABÉNS.

VOLTAREI A VISITÁ-LO.

Anônimo disse...

Por enquanto só tenho a agradecer ao Capim Santo. Há alguns meses atrás decidi parar com as drogas (Rivotril) e fiquei mal durante alguns dias e a insônia tinha tomado conta da minha vida. Na última semana comecei a tomar o chá e estou dormindo como um anjo, inclusive acabei de tomar e preciso me despedir.

Boa noite!

Unknown disse...

Gostei da matéria, bacana mesmo. Eu já conhecia as duas só não sabia que tinham propriedades parecidas. Foi bom saber. Obrigado e que o Senhor Jesus Cristo te abençoe poderosamente!

Rose disse...

Adorei suas informações,hj foi meu dia de descobrir o Brasil,rsrsrs, não sabia da existência dessa outra folhinha da erva cidreira. Muito grata pela informação.

Decoração e Harmonia disse...

Muito bom o site! E assim como outros, eu também não sabia dessa diferença !!! Obrigada, boa dica!

Anônimo disse...

Bom dia! Já tomei meu chazinho agora mesmo.Realmente ele nos faz muuuuuito bem.O café não me faz bem,então optei pelo capim cidreira que plantei sob o varal giratório. Você,jardineiro sabe bem o que é bom para si e para a natureza.Parabéns pela pesquisa.

Unknown disse...

Olá parabéns pelo blog, leitura agradável, divertida e educativa!

Unknown disse...

Olá parabéns pelo blog, leitura agradável, divertida e educativa!

Unknown disse...

Adorei! Também não sabia dessa diferença. Valeu!!

Anônimo disse...

Gostei muito do seu blog , parabéns , sou hipertenso e planteu as duas em casa, cresceu e desenvolveu , quando sinto que minha pressão altera tomo um chazinho e adivinha , prá mim é efeito imediato , show.....
Porém lembro que não parei de usar o medicamento prescrito pelo meu médico.

Anônimo disse...

Post muito bom.
Eu tenho 49 anos e hoje que descobri isto.rs
Aqui no Goiás se diz erva cidreira, falando do capim santo.

A erva que parece hortelã e que é a melissa , não sabia que era a verdadeira erva cidreira, muito obrigada pelo esclarecimento.

Anônimo disse...

Post muito bom.
Eu tenho 49 anos e hoje que descobri isto.rs
Aqui no Goiás se diz erva cidreira, falando do capim santo.

A erva que parece hortelã e que é a melissa , não sabia que era a verdadeira erva cidreira, muito obrigada pelo esclarecimento.

Fábio disse...

Muito bom! Parabéns! Eu sou vegano e só descobri essa diferença aqui!
Um abraço, Fábio.

Unknown disse...

adorei a explicação, eu só sabia que existia o capim cidreira ,que era bom para calmante e melhorar o sono. Muitobom ., abraços...

Anônimo disse...

Adorável esse post. Continue escrevendo! Foi muito esclarecedor para todos. Obrigada! :)

Cristiana

Anônimo disse...

Anonimo disse:Adorei seu comentario, pois quando chego do estágio a noite tomo capim cidreira me sinto muito bem,abraços.

Unknown disse...

Olá! O chá de capim cidreira é um remédio maravilhoso. Tenho uma dificuldade no caminhar. Caminho somente com a ajuda de um apoio, sendo assim, sinto canseira nos músculos das pernas. Toda tarde preparo o chá de capim cidreira e tomo umas três xícaras até o anoitecer...não sentindo a falta de calmantes, etc...

Unknown disse...

Agora fiquei confusa... A erva cidreira que tenho aqui em casa, a flor e roxa,ou lilás clara. E agora....???? Estou com medo de tomar o chá dela e ser outra coisa...ainda não fiz o chá.

Ron Leite disse...

Muito bom ! Eu acreditava ser apenas uma dúvida linguística, mas são plantas diferentes, com aroma parecidos.

São uma delícia ! Vou experimentar tomar gelado, realmente deve ser refrescante.

Obrigado pelas informações, Abraço !

Maringá em Ação disse...

Ouvi dizer que dá pra fazer uma ótimo "veneno" pra pulgas e carrapatos com o capim-cidreira. Não tóxico e muito eficaz.

Anônimo disse...

Gostei mto do assunto pois amo esse chá mas gostei mesmo foi do nome
(Mauricio Suave)rsrsrs