quinta-feira, 1 de setembro de 2011

ALECRIM, já vem com alegria no nome!!!

A terceira planta que minhas mãos tiveram a alegria que gerar foi o alecrim.
Desde adolescente já sabia que ele tinha uma função anti-depressiva, mas em minhas pesquisas no mundo das ervas descobri que o nome alecrim só pode ser derivado da frase "alegre sim"!
Pra começar ele vem da família das Labiadas.

Labiadas

Lábios e risadas.

Sorriso sim;

ALECRIM!








O chá dessa erva tem atuação principal no cérebro e no coração. Ajuda a restabelecer energias, atua como anti depressivo, indicado para problemas emocionais.
Fala sério né, se o mundo soubesse disso, seria bem melhor.
Eu vou fazer um teste, apesar de estar em uma fase ótima de minha vida, mas as vezes tenho umas crises de irritação...  A partir de hoje, vou acordar e tomar um chá de alecrim, em uma semana volto para relatar os efeitos sentidos!

Voltando ao alecrim plantado, sinceramente, ficou muito bonito no vaso. Ou melhor, na talha de cerãmica de água que estava jogada no quintal do vizinho. E o bichinho além de tudo dá uma de independente. Não requer um solo muito fértil, não gosta de muita água, e adora tomar sol direto.

Mas uma boa dica vai, compra uma bela peça de acém, sela ela numa panela de pressão, joga rodelas grossas de cebola, sal à gosto (cuidado com a hipertensão hein pessoal), e dois galhinhos de alecrim. Deixa na pressão por 30min (+/-), abre a panela, retira as folhas de alecrim, elas não ficam legais na degustação, e saboreia a carne a vontade com aquela lembrança de alegria...

DOR DE CABEÇA: Chá de Alecrim;
DORES MUSCULARES: Unguento de Alecrim;
E mulherada,CÓLICAS MENSTRUAIS, chá de alecrim!!!!!! Não é a erva da alegria?!. Façam o teste depois me contem se ele ameniza a TPM também.

E se quiser experimentar, use e abuse em aves, carneiros, molhos brancos, rosés e vermelho.
Uma vez usei em asinhas de frango. coloquei as asinhas de frango num refratário, melequei elas com mostarda e alecrim, joguei uma lata de cerveja clara, levei à geladeira e no outro dia botei na churrasqueira!!!!!!!!


Assim né; é só Alecrim!!!!!!

E uma história interessante, diz a lenda que Elizabeth, Rainha da Hungria, no Renascimento,  recebeu de um anjo a receita do chá de alecrim. Neste episódio, a rainha contava com seus 72 anos, paralítica e sofrendo de gota. Com o uso da receita, recuperou sua saúde, sua beleza e ainda foi pedida em casamento!!!!!! Vejam bem, deem uma folga ao nosso intelectual Santo Antonio, apelem para o alecrim.


E agora boa noite, pois já tomei meu chá de cidreira e meus olhos estão fechando!


obs: Nenhuma informação deste texto substitui qualquer tratamento médico.

2 comentários:

Anônimo disse...

Adorei Mau!

Um beijao / Maria Fernanda

ju disse...

Isso é tudo verdade, eu chamo de cha da alegria nem tinha me tocado na semelhança com o nome, a gente acorda meio pra baixo toma uma xicara de cha de alecrim e se sente o super homem.. hehehe... mas é verdade ,não estou exagerando, se as pessoas soubessem do poder que ele tem n~inguem mais vendia anti-depressivo.. abraços