sábado, 1 de outubro de 2011

Enfim o Protótipo, Hortas para Pequenos Espaços

Caríssimos leitores; andei meio desligado do blog porque estou realmente com muito trabalho, muuuuito trabalho. E só posso agradecer por isso.
Mas não esqueço das promessas que aqui faço, e trabalhei, estudei, montei, desmontei, testei, e enfim surgiu, nasceu a mini horta para pequenos espaços.
Voltando lá atrás, quando escrevi sobre o prazer de colher seus próprios temperos em casa, no momento do cozimento, temperos frescos, e colhidos na hora. Além de prazeroso, para quem gosta de cozinhar e cuidar de seus  próprios alimentos, é um pouco mais de saúde, um mínimo de alimento saudável que podemos oferecer ao nosso corpo, nosso precioso corpo. 
Muitos de vocês podem me perguntar:
"Ah, legal Maurício, horta em casa, alimento fresco, bla bla bla, mas você tem um espaço grande para fazer isso, ou um quintalzinho, mas isso não é funcional em um apartamento? ou uma casinha sem espaço externo?"
Calma que todos esse problemas foram solucionados. 
Bom, para o modelo que criei, especialmente para pessoas que não dispõe de espaço para o plantio de ervas, devemos lembrar que é um modelo compacto, e que deve ficar no local mais iluminado da casa, portanto, devemos prestar atenção em horários de sol, luminosidade e que tipo de ervas iremos plantar.
Vale-se lembrar também, por exemplo, que através da vidraça ensolarada, a maioria das ervas cresce "quase" tão bem dentro de casa quanto do lado de fora.
Para cultivar temperos em casa, também é necessário diariamente olhar para a planta, verificar a presença de seres estranhos, pragas, cochonilhas, pulgões, enfim, tudo que se movimente, ou não, ou tudo que pareça que não faz parte de nossas plantinhas!

ALGUNS EXEMPLOS DE ERVAS QUE PODEM SER PLANTADAS DENTRO DE CASA: (em condições onde haja luminosidade e incidência de sol)


  • ALECRIM: Para quem já leu minha postagem sobre o Alecrim, já sabe né, plantinha sem vergonha, que vai em quase qualquer lugar. Mas ela necessita de no mínimo duas a três horas de sol! Muito utilizado para realçar o sabor de aves e da carne de carneiro (huuuummm!!!), suas folhas contém um óleo que é empregado em unguentos contra dores musculares. 
  • ALFAVACA: Por serem da família do Alecrim, necessitam mais ou menos do mesmo período de sol. Muito utilizada em sopas e molhos, possuindo propriedades digestivas, antiflatulências, anticatarrais e antiasmática. É considerada benéfica também contra problemas urinários.
  • CEBOLINHA: Esta é só para quem tem um espaço disponível para seis horas de sol direto na planta, ela necessita deste tempo. Seu uso realça o sabor das batatas, sopas e cozidos. Um dado interessante, é que ela contém enxofre que pode reduzir a pressão arterial se consumida em grandes quantidades. Então já sabe, em vez de exagerar no sal, exagere na cebolinha.
  • HORTELÃ: Perfeita para ser plantada em locais de meia sombra. O excesso de sol nesta aromática e deliciosa erva, queima suas folhas. Portanto, sombrinha na hortelã. Curioso é que para que o aroma da hortelã fique bem concentrado em suas folhas, esta deve ser plantada em solo sem muita adubação, evitando assim o desenvolvimento de muitas folhas. Dicas para a hortelã: Chá gelado é ótimo, Suco de abacaxi com hortelã batido, muito refrescante. Eu uso muito no tabule, huum, em outra postagem darei uma receita de um tabule que adaptei para nosso clima tropical, muito bom!!! Surpresa...
  • MANJERICÃO: (meu padrinho na jardinagem): O manjericão também pode ser plantado dentro de casa, mas deve receber muita luminosidade sem incidência direta do sol, garanto folhas muito verdes, suculentas e com um aroma ótimo. Uso muito ele em tempero para carne vermelha, salada, sabe quando você assa a cebola na churrasqueira, dentro do alumínio. Experimenta desfaze-la depois, adicionar um limão, manjericão e azeite. Nem preciso comentar né, use e abuse.
Bom, se eu ficar aqui listando as ervas, acredito que a leitura ficará cansativa e não é o objetivo da postagem. Em outra detalharei erva por erva. Ou continuarei fazendo uma postagem por erva, elas merecem.

E vocês se perguntando, tá, mas onde eu vou plantar, do lado da lava roupas, rs... Talvez, mas não aconselho, pois pode ocorrer acidentes com produtos de limpeza e isso não seria interessante.

Bom, também coloco aqui o reaproveitamento de materiais, quanto mais reutilizarmos, melhor. O ato de reciclar é ótimo, mas reutilizar vem antes!

Então lhes apresento minha nova criação:

A MINI HORTA COMPACTA:







Agora, queridos leitores, é com vocês, preciso de comentários, críticas, sugestões, encomendas, enfim, um retorno para esta prazerosa e funcional criação.

Um grande abraço a todos, bom fim de semana!!!!!


Um comentário:

Juliano Costa de Souza disse...

Tá aí ideia boa no link: http://julianocso.blogspot.com/2011/06/cebolinha-em-vasos.html
Temos que aproveitar ideias como a do seu blog para termos alimentação sadia.